Apresentamos uma dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Projeto POWER, intitulada “Financial Literacy and Sustainable Investment: A Study of University Students and Working Individuals in Portugal?”, da autoria de Érica Carlos e com a orientação científica de Maria João Guedes.

O estudo analisa a relação entre Literacia Financeira (LF) e o envolvimento em Investimento Sustentável (IS) entre estudantes universitários e profissionais em Portugal, abordando uma lacuna na compreensão dos fatores que motivam o envolvimento em IS. Os resultados mostram que os jovens apresentam níveis mais elevados de Literacia Financeira Sustentável (LFS) e maior consciência dos fatores ESG, em comparação com os profissionais. A exposição a informações sobre IS em contextos académicos ou profissionais aumenta significativamente o envolvimento em alternativas de IS, alinhando-se com investigações anteriores sobre a importância do conhecimento em sustentabilidade para promover decisões de investimento responsável. O estudo oferece contributos para o desenvolvimento de políticas de finanças sustentáveis, destacando a importância da educação financeira, da acessibilidade aos mercados financeiros e de normas regulatórias claras para produtos financeiros sustentáveis.

Pode consultar este trabalho de investigação aqui.